O que é o Enem Seriado? Entenda tudo sobre a avaliação!

A mudança faz parte do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Ministério da Educação (MEC) dará início à avaliação dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio em 2021.

Como funciona o Enem Seriado?

O Enem Seriado é um conjunto de provas, em série, realizadas ao longo dos três anos do Ensino Médio. O modelo de avaliação se assemelha ao vestibular do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para ingresso na Universidade de Brasília (UnB). Este novo método de avaliação também poderá ser utilizado em programas como o Prouni, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, e o Fies, que oferece financiamento para cursos de graduação.

Para quem é o Enem Seriado?

Todos os alunos do 1º Ano, de escolas públicas ou privadas, poderão participar do Enem Seriado. Não é obrigatório realizar o exame. Em 2021, apenas os alunos do 1º Ano poderão realizar a prova. Em 2022, estudantes do 1º e do 2º Ano poderão optar pela prova. Já de 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º Ano do Ensino Médio poderão realizar o exame.

Quem fizer o Enem seriado vai poder fazer o Enem regular?

Sim! Quem optar pela avaliação em série poderá realizar a tradicional. O Enem Seriado chegou como uma nova opção de ingresso na Universidade e não como uma opção substituta ao método que já existe.