MEIO AMBIENTE: você nunca mais irá esquecer esses termos recorrentes no ENEM

MEIO AMBIENTE: você nunca mais irá esquecer esses termos recorrentes no ENEM

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema é discutido recorrentemente na sociedade, pois afeta a vida de todos os habitantes do planeta Terra. Além da óbvia atenção que o assunto merece, para os vestibulandos se torna extremamente necessário. O ecossistema é um tema que frequentemente marca presença no ENEM e vestibulares Brasil afora. Pensando nisso, separamos algumas explicações resumidas de termos que você pode encarar com frequência em algumas provas. Confira abaixo:

O que é o aquecimento global? Este é um tema controverso. Existem cientistas com argumentos favoráveis e outros que negam a existência do aquecimento global. O fato é que o assunto é tema constante nas salas de aulas e tem presença ativa nas provas dos mais diversos vestibulares. Trata-se do processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

O que é efeito estufa? Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença dele, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos. O problema é que o fenômeno está sendo prejudicado pelas atitudes humanas, em especial as queimadas das florestas e a emissão de gases tóxicos.

O que é desmatamento? Outro tema recorrente em provas é o desmatamento. Trata-se da destruição de áreas verdes para a construção de indústrias e a expansão da agricultura e pecuária. Esta prática não apenas mata diversos animais, como também causa danos terríveis à atmosfera. Além de conferir nossas informações, tire um tempo da sua rotina de estudos para se aprofundar nos temas. Não se esqueça de fazer exercícios e continue ligado no blog para mais dicas.