Dia da Consciência Negra: 3 livros que você precisa conhecer!

Dia da Consciência Negra: 3 livros que você precisa conhecer!

Mais do que uma celebração, o dia da consciência negra é essencial para relembrar a luta contra o racismo estrutural no Brasil. Conhecer as narrativas negras e entender a importância da cultura afro-brasileira em nossa sociedade, nos faz rever nossas ações para ir em busca de uma sociedade mais igualitária. Cada livro tem sua particularidade, mas, sem dúvidas, todos eles nos fazem refletir em como ainda precisamos evoluir para um mundo mais justo a todos. 

 

Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

O livro mostra um olhar original sobre as favelas e o dia a dia no morro. Além disso, fala sobre a vida de uma mãe solteira de três filhos, que luta para criar e alimentar a sua família, sobrevivendo como catadora de reciclagem. Nas horas vagas, ela descrevia o cotidiano de quem morava lá em cadernos achados no lixo, dando vida a essa obra que foi um sucesso de vendas, traduzida para treze idiomas.

 

O Olho Mais Azul, de Toni Morrison

É, sem dúvidas, uma leitura extremamente marcante! Mostra como Pecola Breedlove, uma criança negra, sofre por não sentir que pertence àquilo que é considerado “belo”. Ela deseja ter olhos azuis, pois acredita que somente assim será respeitada por seus colegas da escola.

A autora Toni Morrison foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel de Literatura.

 

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

A narrativa dos trabalhadores do sertão baiano descreve a resistência de um povo sem voz que luta por dias melhores para seus filhos, tendo apenas a esperança como companheira. O livro mostra o outro lado da história, abordando a realidade da vida dos escravos recém-libertos e seus descendentes que viviam no interior do Brasil.