A metodologia ativa que aprova

O processo de ensino está em constante evolução e as metodologias ativas chegaram para revolucionar a educação. Com esse novo formato, torna-se possível oferecer um ensino de qualidade e igualitário. O objetivo é tornar o aluno protagonista e capaz de participar ativamente de sua própria jornada
educacional. Além disso, busca-se proporcionar estímulos capazes de desenvolver o senso de responsabilidade, autoconhecimento e propósito.

Afinal, o que são as chamadas metodologias ativas?

Com esse novo modelo, a principal mudança é de fato o protagonismo dos estudantes. Lembramos que o professor não perde sua importância, mas passa a ser uma espécie de companheiro da jornada. Assim,os modelos aplicados, fazem o estudante se colocar em uma posição mais ativa, assumindo a condução do próprio conhecimento.

Conheça os principais
pontos de desenvolvimento ativo

Proatividade: o aluno recebe orientação com o objetivo de praticar e desenvolver a habilidade de propor atividades diversificadas que vão auxiliar no aprendizado.

Compromisso: quem participa dessa metodologia se torna o verdadeiro dono do seu próprio aprendizado.O professor assume o papel de guia em uma relação
igualitária.

Socialização: estar em grupo se torna uma boa prática. Nesse processo, fica mais evidente o nível de conhecimento e a troca de informações sobre um determinado assunto. Além disso, algumas competências
socioemocionais são desenvolvidas por meio do trabalho em equipe.

Autoestima e autoconfiança: são fatores que, além de aproximar o aluno do sucesso acadêmico, irão auxiliá-los no mercado de trabalho. Quando essas características estão em alta, o estudante confia mais no próprio processo e atinge o seu maior potencial.

O método da sala de aula invertida aplicado no Átrio Vest

A metodologia conhecida também como flipped classroom e derivada
do ensino híbrido é considerada uma grande inovação, e como o próprio nome
sugere, o aprendizado se aplica através do caminho da troca de conhecimento.

O aluno antecipa o conhecimento e passa por uma verificação de aprendizado, se ele já conhece o conteúdo tratado, não precisa rever o assunto, pode passar para os exercícios de maior dificuldade. Aqueles que necessitam de revisão da matéria e até aprendizado dos conceitos, participam de discussões em grupo para compartilhamento e construção do aprendizado em conjunto com o auxílio de professores e monitores.

O protagonismo é do aluno, o professor se apresenta como guia e o material como instrumento para auxílio do conhecimento. O trabalho é feito em equipe, com a ajuda dos colegas e professores para encurtar a jornada até a aprovação dos nossos alunos.

Outro ponto que merece atenção, é que além dos alunos consumirem conteúdo através do ensino online, em um espaço reservado para essa atividade, eles utilizam a sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos. Ou seja, é como se o método fosse o encontro perfeito entre o on-line e o presencial.

Diferenciais da Sala Invertida

Alunos ativos – O ensino começa a ser compreendido de maneira virtual, interativa e dinâmica, onde o processo coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem.

Aproveitamento do tempo – O tempo pode ser melhor aproveitado já que o aluno não perde tempo revendo o que já sabe. Assim, ele não começa outro ano de estudo do zero, ele reconhecer suas necessidades e potencialidades e as utiliza como estratégia, encurtando sua jornada.

Material didático – Os alunos podem fazer o uso de videoaulas, slides, e-books, aplicativos ou qualquer outro material complementar que possa potencializar os estudos.
O material utilizado pelo Átrio Pré-Vestibular é do Sistema Anglo de Ensino, além do uso da plataforma Plurall que permitem o acesso à todos os exercícios e conteúdo no formato físico e digital. Com a possibilidade de tirar dúvidas dos exercícios, rever videoaulas sobre as matérias, potencializando ainda mais o aprendizado.

Ensino no ritmo do aluno – Cada um possui um processo de aprendizagem diferente e tem um ritmo diferente para compreender determinados assuntos. Dependendo da sua trajetória de conhecimento, amadurecimento para a resolução de provas e simulados, é possível acelerar a aprovação.

Alta performance – A melhora no desempenho estudantil é resultado dessa soma de vantagens. Ao controlar seu momento de estudo, ter mais materiais, ter seu ritmo respeitado e interagir com os colegas, os alunos podem render e aprender mais.